Estudos

Jesus viveu com a consciência de que Deus está fazendo algo, aqui, agora mesmo, e qualquer um pode ser uma parte disto. Ele incentivou seus ouvintes à pesquisa, ao questionamento, a lutar com as implicações do que Ele estava dizendo e fazendo. Ele inspirou, desafiado, provocado, consolado, e convidou as pessoas a estarem abertas à obra de Deus neste mundo. Onde quer que fosse, em tudo que fazia, Jesus dava início aos debates sobre o que mais importa. Para Jesus, Deus está sempre nos convidando a abrir os olhos e nos juntarmos.
Sinta-se intrigado! Fé e razão podem andar juntas!




TEMOS QUE SER LIVRES (HB 12.1-3)
INTRODUÇÃO: Paulo começa essa fala dizendo que nós estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, Paulo ta querendo dizer que onde estamos e tudo que fazemos tem pessoas nos olhando e são testemunhas oculares de como nos portamos na vida em todas as áreas. E podemos falar que existem dois tipos de testemunhas: às de defesa e às de acusação. Então tudo que fazemos as pessoas percebem, umas pessoas nos defendem e outras nos acusam e o diabo é uma dessas testemunhas que sempre nos acusa. Já que sendo assim Paulo nos da um maravilhoso conselho da parte de Deus: “que  livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve”. O tema da mensagem é “temos que ser livres”, mas de que?
LIVRES DE TUDO O QUE NOS ATRAPALHA E DO PECADO.
*Paulo fala algo muito interessante: ele fala “livremo-nos” por quê? Porque muitas mudanças na nossa vida somos nós que provocamos. O que eu posso fazer e o que Deus me capacitou a fazer Ele não faz por mim, pois Ele é Deus do impossível o possível ele deixa conosco amém? Deus nos criou de maneira tão perfeita, somos tão inteligentes e temos o livre arbítrio para decidir o que fazer inclusive decidir nos livrar de tudo que nos atrapalha.
*Ser livre é uma decisão. Antes de Jesus todos éramos presos ao pecado e ainda somos por natureza, e pra nós era impossível se livrar, mas depois que Jesus fez o impossível vencendo a morte e o pecado deixou o possível em nossas mãos que é aceita-lo e nos tornarmos livres.
*Paulo continua dizendo livremo-nos de “TUDO” o que nos atrapalha.  Tudo é tudo Ex: já pensou se você chega à lanchonete e pede um x- tudo e vem um pão só com alface e tomate?(2 COR 5.17  RA) esse VS é tremendo todos nós queremos viver em novidade de vida, amamos ter tudo novo, mas pra termos tudo novo temos que abandonar tudo que é velho e tudo o que nos atrapalha. Quando aceitamos Jesus nós temos essa consciência de que tudo precisa mudar e que temos que abandonar a velha vida os velhos hábitos, mas com o passar dos dias vamos acomodando e acabamos tirando só algumas coisas da nossa velha vida  e as que mais nos atrapalham nós as deixamos como sempre foram.
*E o interessante que Paulo fala de coisas que nos atrapalha e do pecado que nos envolve. São duas coisas distintas, aqui Paulo estava falando que existem coisas na nossa vida que não são pecado, mas nos atrapalha então nós temos que nos analisar em todo tempo não só pra se arrepender dos nossos pecados, mas também temos que nos analisar e perceber o que mesmo não sendo pecado nos atrapalha, e atrapalha a nossa vida com Deus.
*Então temos que fazer sempre essa pergunta pra nós: o que tem me atrapalhado? Que pecado tem me envolvido? São perguntas que tem que ser constantes em nossa vida.
*Tem um texto interessante que fala sobre se livrar de algumas coisas que nos atrapalha (MT 5.29,30). Será que Jesus estava falando literalmente pra arrancar olhos e mãos? Eu creio que não, mas tem um principio aqui que temos que analisar: Quando Jesus manda tirar o olho se tiver fazendo pecar não é pra tirar o olho do corpo e sim tirar o olho, ou seja, a visão daquilo que esta nos fazendo pecar, pois não é o olho que nos faz pecar, mas sim o que olhamos como também não são as mãos que nos faz pecar, mas sim o que pegamos resumindo: não é o corpo que nos faz pecar, mas sim o que fazemos com ele então tiremos de nós tudo o que nos atrapalha e o que nos fazem pecar.
*Então temos que nos livrar de tudo, mas é tudo mesmo, o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve: envolver é: Seduzir, cativar, prender,  aliciar, atrair, encantar:
*E não paramos por aqui, além de nos livrar de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, o nosso esforço continua: Paulo continua dizendo “corramos com perseverança a corrida que nos é proposta”. Que corrida é essa que Paulo fala: (1COR 9.25,26).  E que coroa incorruptível é essa? (TG 1.12) coroa da vida eterna então nos foi proposta uma corrida pela a vida eterna e nessa corrida só conseguiremos chegar até o fim se for corrida com perseverança = constância e firmeza. E temos que correr com Constância e firmeza olhando pra Jesus autor e consumador da nossa fé.
Conclusão: Venhamos nos livrar de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e venhamos correr rumo a coroa da vida eterna  incorruptível, mas não venhamos correr dispersos nos envolvendo com as coisas desse mundo, mas pelo contrário venhamos correr com perseverança e com os olhos firmes em Jesus.